quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Saídas REAIS para o acolhimento da crise

Crise!!
O que seria a crise? Como podemos identificá-la? Um acesso de raiva é uma crise?
Enfim...essas e outras questões sempre passam pela minha cabeça no momento em que um familiar chega até mim dizendo que seu parente está em crise!
Para além destes questionamentos e levando em consideração que, independente do nome que se dê ao quadro ou estágio do sofrimento humano, não podemos esquecer a importância do acolhimento à este sofrimento!!!!
Ontem tive uma vivência muito clara da falta de alternativas no DF para o acolhimento deste sofrimento agudo! Dor penetrante na alma, que impede o pensar, que transcende a racionalidade e o limite eu-outro... nada mais importa, nada mais pode ser ouvido além da dor!!! E o que podemos fazer para ajudar a aliviar essa dor???
Existem algumas literaturas a este respeito trazendo alternativas interessantes para este acolhimento! Mas, de fato, quando nos deparamos com a crise e com a falta de sistemas de apoio eficientes... o que fazer?
Escolha difícil essa!!! Pois é, ontem tive que escolher... foi duro! Mas diante dos prós e contras... tive que sugerir internação... Mesmo sabendo para onde este sujeito vai... condições precárias de atendimento...bem-estar quase nenhum... mas fazer o que? Me omitir..deixá-lo em casa e assistir a rigidificação e consequente alienação do sujeito! Não!! ISSO NÃO!
Por mais que me doeu por dentro... por mais que eu saiba que não é naquele lugar que ele vai conseguir ser acolhido da melhor forma...mas era a forma... era a possibilidade! E diante disto... a possibilidade REAL se fez mais forte que o ideal, que o sonho de ter e participar de um sistema diferenciado de acolhimento... deparei-me com a minha impotência!
Ao menos sei que lá ele seré medicado...e que esta dor pode, ao menos, sumir por enquanto... e ele? Se tornar mais receptivo a si mesmo... às suas angústias!
Mas o que ainda fica para mim??? A minha impotência! Quando se depende de serviço público, não há como não tocar neste sentimento... nesta sensação.... SEMPRE PRESENTE!!!
Ao menos sei... que por mais que tenha feito pouco...fiz algo! Um passo para a melhora dele... ou não... mas há a possibilidade de melhora... e isso está me ajudando a me consolar neste momento!

Enfim... sair da teoria para a prática pode ser sim muito empolgante... e ao mesmo tempo... decepcionante!!!

Um abraço a todos

Um comentário:

Ana Paula Pietroluongo - CRP 01/10839 disse...

Sobre este tema, acredito ser interessante recomendar algum texto, livro para contextualizar o meu comentário e direcionar a discussão...
Não conheço livros sobre o tema... mas tenho alguns textos sobre isso...
Vou ver se os coloca aqui na net...
Pode demorar um pouco pois minha habilidade com a internet é muito pequena... tenho poucos recursos internos... hehehe...
Mas prometo que vou me empenhar...
E se alguém souber de algum livro sobre o tema... não exite em colocar por aqui!!! 8)))

Grande beijo a todos